Nutrientes e vitaminas benéficas a saúde

vitaminas benéficas

A alimentação é a base da nossa sobrevivência, e isso é o mais importante. Mas o que comemos define como será a nossa saúde e consequentemente indica o rumo da nossa vida. Optar por uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas benéficas a saúde é fundamental para o desempenho das funções do nosso organismo, além de prevenir doenças, o envelhecimento precoce e outras patologias.

 

As vitaminas, nutrientes e minerais trazem diversos benefícios a nossa saúde. Eles são de extrema importância nos processos biológicos naturais do nosso organismo.  Alguns nutrientes servem de alimentos para outros, e outros, contribuem para o funcionamento do sistema imunológico, além de nutrir e fortalecer os órgãos do nosso corpo.

 

Vitamina A

Esta vitamina tem o poder de regular o sistema imunológico, pois ele tem a função de estimular o processo que chamamos de Fagocitose, que ocorre para combater vírus, bactérias e outros invasores que podem causar danos à saúde.

Você pode encontrá-la em: cenoura, mamão, abóbora, ovos, pimentão vermelho, manga, espinafre, couve, leite e derivados.

 

Vitaminas do complexo B

A vitamina B6 tem a função de contribuir na produção de anticorpos e a fortalecer as células de defesa do organismo. Sua deficiência pode enfraquecer o sistema imunológico. A B12 contribui na síntese do DNA e na produção de células vermelhas do sangue.

Os alimentos que contém B6 são: aveia, arroz integral, quinoa, amaranto, entre outros. Já a vitamina B12 está presente em: ovos, carnes em geral, leites e derivados.

 

Vitamina C

É uma vitamina hidrossolúvel com alto poder antioxidante. Isso significa que ela tem o poder de impedir a deterioração precoce das células, o que promove a proteção do nosso corpo, através do sistema imunológico. Além de estimular a produção e formação de anticorpos.

Ela está presente em: laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba, vegetais crus, pimentão, entre outros.

 

Ferro

Ferro é um importante nutriente, pois sua deficiência acarreta em problemas sérios a saúde, que vão desde enfraquecer o sistema imunológico, até prejudicar a produção de citocinas, que são os processos que equilibram as respostas inflamatórias e imunitárias. Isso faz com que o corpo não consiga conter uma infecção.

Alimentos ricos em ferro são: vegetais verdes escuros, leguminosas como feijão e lentilha e carnes em geral, principalmente vermelhas e vísceras (fígado, rim e coração).

Dica: a vitamina C contribui para a absorção de ferro. Consuma alimentos com vitamina C e ferro na mesma refeição.

 

Selênio

O selênio é mineral que possui grande ação antioxidante, e contribui no fortalecimento da imunidade.

Ele é encontrado em oleaginosas, como a castanha-do-Pará.

 

Zinco

Ele é fundamental para diversos processos biológicos que ocorrem dentro do nosso corpo, como o próprio processo de defesa do nosso sistema imune. Além de ser um mineral que auxilia no desenvolvimento de linfócitos, que são as células de defesa do nosso corpo.

Ele está em alimentos como: feijões, cereais integrais (como aveia, linhaça…), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, entre outras), carnes em geral, aves e frutos do mar.

 

Probióticos e Prebióticos

Os Probióticos são organismos vivos benéficos a nossa saúde. Eles contribuem para a nossa saúde intestinal, além de ajudar na absorção de nutrientes pelo nosso organismo, e por serem organismos vivos, precisam de alimento para exercerem a sua função. Os Prebióticos servem de alimento para os Probióticos, além de ser benéfica para a microbiota intestinal, controlando a integridade da função intestinal do organismo.

Probióticos são encontrados em: bebidas lácteas fermentadas, kefir e kombuchá. Já os Prebióticos, em biomassa de banana verde, chuchu, chicória, alho e cebola.

 

Portanto, é imprescindível incluir esses e outros nutrientes, vitaminas e minerais na sua dieta. Quanto mais diversificada sua alimentação, mais saúde, desde que sejam alimentos in natura. Praticar atividades físicas regularmente também contribui para a saúde e bem-estar. Seu corpo e sua mente agradecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *