Cuidados com o inverno

cuidados com o inverno

O inverno vem chegando devagar, diminuindo a temperatura, e trazendo dias mais secos e gelados, e às vezes úmidos e com chuva. Essas mudanças podem resultar em doenças que são mais propícias nesta estação, como gripes, resfriados e alergias. Por isso precisamos tomar alguns cuidados com o inverno.

 

Ele começa, aqui no Brasil, no dia 20 de junho e vai até o dia 22 de setembro, e durante esse tempo, acredito que você precisará dessas dicas para evitar doenças desta estação, e viver bem para aproveitar esses dias com mais qualidade de vida.

 

Exposição com proteção

Mesmo no inverno, o sol não deixa de produzir os seus raios ultravioletas, por isso, não podemos deixar de usar protetor solar. A vitamina D oriunda da luz do sol, é benéfica a nossa saúde, e 15 minutos de exposição já são suficientes. E se precisar sair, vá bem agasalhado e protegido.

 

Casa ventilada e arejada

Todos os cômodos da casa precisam ser limpos, e terem a passagem do ar livre. Roupas de cama, mesa e banho precisam ser lavadas, além de higienizar seus pertences, objetos e mobílias, para não se tornarem hospedeiros de ácaros, fungos e bactérias. Saiba que no frio, nosso corpo precisa trabalhar mais para se proteger e isso pode acabar facilitando para os inimigos da nossa saúde. Fique atento.

 

Nada de banhos demorados

Nem muito quentes também. A água muito quente resseca pele e cabelos, e pode levar pelo ralo algumas propriedades protetoras que servem de barreiras naturais do nosso corpo. E sempre que sair do banho, com a pele úmida, aproveite para aplicar um hidratante corporal de sua preferência, ele ajuda a reter a água no corpo, formando uma proteção física para a pele.

 

Alimentação rica em oleaginosos, fibras e carboidratos saudáveis

Desses três nutrientes mencionados, existem alimentos bons e ruins. O ideal é eliminar os industrializados, devido à química que é processada junto ao alimento. Prefira sempre, alimentos in natura, como banana, laranja, aveia, castanhas, amêndoas, maçã, e a junção do famoso arroz com feijão, no almoço, são perfeitos para a saúde. Hidrate-se constantemente com água, sucos naturais, chás e infusões. Um café ou chocolate quente, não faz mal, quando consumido moderadamente.

 

Atividades físicas precisam ser praticadas mesmo no frio

Nós comemos mais no inverno, devido ao corpo ter que trabalhar mais para nos manter aquecidos. E a prática de exercícios, além de fazer bem para o nosso corpo e mente, ajuda a manter o peso regulado. Praticar atividades dentro de casa, pode ajudar a evitar a exposição ao frio.

 

Sua carteira de vacina está atualizada?

É muito importante que esteja, pois, o vírus da gripe continua por aí. Sendo assim, é essencial que você vá a um posto de saúde para regularizar sua carteira de vacinação. A recomendação é que você se informe antes de comparecer ao local, para evitar aglomerações. Que é o que nos leva a próxima dica.

 

Evite estar em locais com grande aglomeração

Uma pessoa gripada pode contaminar várias outras, por isso, evite estar em locais fechados com muitas pessoas. Sabemos das recomendações de distanciamento dadas pelos órgãos de saúde, e por isso temos que fazer a nossa parte.

 

E claro, tenha bons momentos de descanso e lazer

A vida não pode ser feita somente de afazeres. Assistir filmes, ler, jogar jogos, navegar na internet, podem ser passatempos que ajudam a manter a saúde da mente e nos fazer relaxar. Fazendo tudo com moderação e cuidado, a saúde sai sempre ganhando.

 

O inverno pode ser um tempo bom, se você o aproveitar com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *