Com a chegada do inverno, é normal que o organismo fique mais suscetível a algumas doenças virais e bacterianas. Isso acontece naturalmente pela mudança climática, portanto, é fundamental aprender a se proteger quando as temperaturas estiverem mais baixas, mantendo o sistema imunológico sempre em dia.
Sistema imunológico:
O sistema imunológico é, basicamente, formado por um conjunto de células espalhadas pelo corpo. Elas têm a função de proteger o organismo de infecções e doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. Uma boa alimentação e adoção de bons hábitos ajudam a derrotar esses inimigos invisíveis nos dias mais frios.
Como elevar a imunidade no inverno:
É comum percebermos que, no inverno, há mais pessoas com sintomas de gripes, resfriados, rinite, asma, bronquite e infecções respiratórias em geral.
As causas são variadas, além da própria queda de temperatura. Na estação inverno, o clima é mais seco e, consequentemente, há mais partículas de poluição no ar, elevando a presença de vírus e bactérias.
Embora as condições sejam menos favoráveis nesse período, é possível manter a imunidade no inverno.
Algumas ações recomendadas são:
- Evitar choques térmicos e manter o corpo aquecido;
- Investir em uma alimentação equilibrada;
- Praticar exercícios físicos;
- Tomar água em boa quantidade diária (cerca de 2 litros).
Alimentação
No que diz respeito à alimentação, é fundamental adicionar alguns itens ao cardápio para elevar a imunidade no inverno. O alho é um bom exemplo de alimento que deve ser consumido nesse momento, já que possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, ideal para prevenir e combater gripes e resfriados.
O suco de laranja, rico em vitamina C, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Ele deve ser natural e pode ser combinado as refeições ricas em legumes, verduras, oleaginosas, peixes e óleos essenciais.