Como vai a saúde do seu cérebro? Ele é cheio neurotransmissores responsáveis por enviar os comandos para o nosso corpo. Quando ele não está bem, você pode ter certeza de que as demais partes são prejudicadas. Confira os principais neurotransmissores e suas funções, para ter um corpo são e uma mente sã.
Os neurotransmissores são responsáveis por transmitir as informações necessárias para diversas partes do corpo. Eles são mensageiros químicos, ou seja, atuam na comunicação entre as células do nosso corpo. Confira:
Adrenalina
Também chamado de “epinefrina”, a adrenalina é um neurotransmissor que está relacionado à excitação, sendo liberado como um mecanismo de defesa do corpo em diversas situações que exige um esforço físico e que envolvem medo, stress, perigo ou fortes emoções, ou seja, ele é responsável por preparar o nosso organismo para realizar grandes feitos.
Acetilcolina
Esse neurotransmissor está relacionado com as atividades cerebrais ligadas à atenção aprendizado e memória. A falta de acetilcolina no corpo pode desencadear diversas doenças neurológicas tal qual a doença de Alzheimer (doença do esquecimento).
Dopamina
Hormônio liberado pelo hipotálamo, associado à sensação de bem-estar e dos controles motores do corpo. A alteração dos níveis de dopamina no corpo pode desencadear diversas doenças, por exemplo, a doença de Parkinson e a esquizofrenia. Enquanto o Mal de Parkinson é resultante da falta desse neurotransmissor, a esquizofrenia é o contrário, ou seja, pode ser gerada pelo excesso de dopamina no corpo.
Endorfina
Considerado o “hormônio do prazer”, essa substância é produzida no cérebro pela glândula hipófise e está relacionada a melhoria do humor e da memória, funcionamento do sistema imunológico, controle da dor e do fluxo de sangue. A falta desse neurotransmissor pode levar ao estresse, depressão e ansiedade.
Glutamato
É o neurotransmissor mais abundante encontrado no sistema nervoso. Atua como principal neurotransmissor excitatório, sendo extremamente importante para o desenvolvimento neural, plasticidade sináptica, aprendizado e memória. O acúmulo de glutamato está associado a algumas doenças e lesões cerebrais, incluindo a doença de Alzheimer, derrame cerebral e convulsões epilépticas.
Noradrenalina
É um neurotransmissor semelhante a adrenalina. Ela atua na regulação do humor, aprendizado e memória, promovendo assim, disposição, pois está relacionada à excitação física e mental.
Se os níveis dessa substância estiverem alterados no corpo, pode levar ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Quando os níveis estão baixos pode resultar em doenças como a depressão e o aumento do estresse.
Ocitocina
É um neurotransmissor que nasce no hipotálamo, responsável como um mensageiro das contrações musculares uterinas, além de modular sentimentos como o do amor e o do medo. Ele também aumenta atitudes positivas como interação social e a diminuição da ansiedade.
Serotonina
E por fim, a Serotonina é um neurotransmissor sintetizado pelo sistema nervoso central, que quando é liberado para o corpo promove a sensação de bem-estar e satisfação. Além de controlar o sono, regular o apetite e a energia.
Ele é conhecido como o “hormônio do prazer”, e a ausência dele pode causar depressão, estresse, ansiedade, dentre outros problemas.
Por fim, listamos 6 dicas simples, mas muito eficazes, para melhorar a saúde do seu cérebro e potencializar as funções de cada neurotransmissor:
Durma bem
Dormir menos que o necessário ou mal causa impacto no desempenho intelectual, na memória e na concentração. Para um descanso melhor, torne o quarto aconchegante, não o use como ambiente de trabalho e evite ingerir álcool ou cafeína à noite.
Beba com moderação
O álcool definitivamente não é um parceiro do cérebro. “O álcool em excesso, no caso dos alcoólatras, pode levar até a lesões cerebrais. Portanto, moderação é a palavra-chave e nada de beber antes de deitar.
Alimentação balanceada
Invista em uma dieta balanceada, que contenha alimentos de todos os grupos.
Atividade física
A atividade física é uma grande aliada, pois traz bem-estar, previne a ansiedade e trabalha condições importantes do cérebro, porque é um exercício mental. Coloque o corpo em ação pelo menos 30 minutos por dia. Que tal suar a camisa ao ar livre?
Exercite o cérebro
Quanto mais usar o intelecto, melhor, porque mantém o cérebro ativo. Portanto, estude, leia, use a criatividade. Até jogos e palavras-cruzadas colaboram. Mantenha-se ativo.
Relaxe
O estresse mental, causado pelo acúmulo de funções e correria do dia a dia, prejudica todo o organismo, inclusive o cérebro. Aproveite os dias de descanso para realmente deixar a cabeça longe dos problemas e faça o que gosta.
Aqui, você tem acesso a dicas de como ter uma vida mais saudável em 2021.